O Windows 11 é a última versão do sistema operativo da Microsoft para computadores. Lançado em 5 de Outubro de 2021, o substituto do Windows 10 vem com um aspecto mais limpo e minimalista, incluindo ícones redesenhados, janelas translúcidas, nova iconografia e
O novo Windows traz também um Microsoft Store redesenhado, incorporado com a loja Amazon e com suporte para aplicações Android. Com isto, será viável executar aplicações Google OS sem a necessidade de instalar emuladores. O novo sistema inclui também a incorporação com as equipas da Microsoft, oferecendo maior produtividade aos utilizadores. Os jogos também receberam a atenção da Microsoft e obtiveram suporte para as tecnologias Auto HDR e DirectStorage, aperfeiçoando a experiência dos jogos.
Inicialmente, todos os utilizadores do Windows 10 têm a possibilidade de actualizar para a nova versão do sistema operativo: basta usar o Windows Update, acessível no próprio computador, ou o assistente de instalação do Windows 11, disponível no website da Microsoft. No entanto, o computador deve cumprir alguns requisitos mínimos.
Menu de início e barra de trabalho
Uma das mudanças monumentais no aspecto do Windows 11 é a barra de tarefas centralizada, uma apresentação diferente de cada uma das outras variantes do sistema operativo. A configuração assemelha-se ao aspecto do macOS, um sistema desenvolvido pela Apple, e poderia ser modificado pelo cliente que queira continuar a utilizar a barra de tarefas das variantes anteriores.
A organização das aplicações no Menu Iniciar também foi alterada. A antiga funcionalidade "Live Tiles" deu lugar a uma ordem hierárquica dos programas instalados no Windows, apresentada uma vez que o cliente acede à lista.
Novo modo de gestão de janelas
O novo Windows permite a separação e organização dos ecrãs no ambiente de trabalho. Com as funcionalidades "Ajustar posições" e "Ajustar conjuntos", é possível colocar as janelas no ambiente de trabalho de diferentes maneiras - em superfícies quadradas ou rectangulares - e agrupá-las. O Windows 11 também inclui uma funcionalidade para gerar vários computadores de secretária, o que optimiza ainda mais a organização e é eficaz para aqueles que partilham um computador com outras pessoas.
Widgets
O Windows 11 ganhou adicionalmente uma novíssima parte Widgets, baseada em inteligência artificial e ingestão de alimentos personalizável na web. Actualizável a partir da barra de tarefas, a parte dos widgets mostra sugestões personalizadas, mas adicionalmente permite ao cliente adicionar as informações que considera mais relevantes para o browser, tais como notícias, era e cotações de stock.
Barra de inquérito e 'Cortana' esconde
A mudança na aparência da barra de inquérito é a seguinte: o antigo rectângulo que existe nas variantes anteriores do Windows foi modificado por um minúsculo ícone de lupa. O novo sistema também não tem o ícone de ajuda virtual Cortana na barra de tarefas. No entanto, o cliente pode optar por configurar a funcionalidade manualmente e utilizá-la como normal.
Microsoft Store redesenhado e suporte para aplicações Android
O Microsoft Store recebeu uma interface gráfica completamente nova e tem um aspecto e uma sensação mais novos, online com os outros produtos do fabricante. As alterações no Microsoft Store beneficiam tanto os programadores como os utilizadores regulares. A partir desta versão, a loja permite aos programadores dos programas receberem o custo total dos lucros gerados.
Os utilizadores também ganharam novas funcionalidades na loja. No Windows 11, é possível instalar aplicações Android e executá-las nativamente. Isto acontece devido à ligação com a Amazon Appstore, a versão da Amazon da Google Play Store, que utiliza tecnologia Intel para dar a funcionalidade a indivíduos.
Integração com equipas Microsoft
Equipas Microsoft - uma plataforma de comunicação unificada - torna possível aos utilizadores utilizar o chat e a videoconferência para comunicar, bem como guardar ficheiros. O serviço está também incluído no Windows 11, o que torna possível lançar o chat da ferramenta e iniciar reuniões de áudio e vídeo a partir da barra de tarefas.
Comentários
Enviar um comentário